04/12/2024 às 15h40 - Atualizado em 23/12/2024 às 20h11

Administração Regional de Águas Claras recebe os prêmios ITA e Alto Nível na categoria Ouro

COMPARTILHAR

Rejane Mota, da Ascom – Administração Regional de Águas Claras

A Administração Regional de Águas Claras recebe pontuação máxima pela CGDF

A Administração Regional de Águas Claras recebeu pela quinta vez o prêmio ITA – Índice de Transparência Ativa e Passiva versão 2024 -, e pela segunda vez o prêmio Alto Nível, este ano na categoria Ouro. As premiações foram entregues na tarde desta quarta-feira, 4/12, dentro da programação da Semana de Combate à Corrupção, evento realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), promotora do concurso. A Semana está sendo realizada no auditório da Câmara Legislativa (CLDF).‎

‎O administrador regional de Águas Claras, Mário Furtado, ressaltou que a premiação demonstra que estamos no caminho certo, de respeito à cidade e à população. “É importante deixar claro que esse reconhecimento é ao trabalho de todos os setores da administração. Todos os servidores estão de parabéns. Essa premiação é também um incentivo para que o órgão continue e aprimore suas práticas internas de transparência, de atendimento às recomendações da auditoria, porque todas elas visam à melhoria da gestão pública e melhores entregas para a sociedade”.

A mesa da solenidade de entrega da premiação foi formada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, pela Deputada Distrital, Paula Belmonte, que representou o presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz, e pelo secretário de Estado Controlador-Geral, Daniel Alves de Lima. Ele destacou que mais que troféus, a premiação reflete um compromisso de algo ainda maior: “A confiança do cidadão no serviço público”.

Premiação

Transparência – O Prêmio ITA é entregue desde 2016 com o objetivo de incentivar órgãos e entidades do GDF a cumprirem a Lei de Acesso à Informação. Como em 2021 o GDF conseguiu que todos os órgãos e entidades cumprissem todas as exigências, em 2023 passou-se a avaliar também a transparência passiva.  A Administração Regional de Águas Claras vem configurando em 1º lugar desde 2019.

Para mensurar a pontuação de cada órgão ou entidade do DF, são verificadas diversas informações, como dados institucionais, publicação de ações e programas, de convênios, de licitações e contratos, entre outras. Cada um desses requisitos possui um determinado valor e a pontuação final soma o total obtido. Já na transparência passiva, a pontuação para as respostas é medida pelo grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

O prêmio incentiva a conformidade com as normas de acesso à informação, valoriza a transparência como forma de construir confiança entre o governo e os cidadãos, destaca a importância de uma administração pública responsável e voltada para o cidadão.

Alto Nível – O Prêmio Alto Nível objetiva incentivar e reconhecer os órgãos que buscam atender às recomendações realizadas por meio de auditorias. É considerado um tributo àquelas instituições que compreendem a importância do controle interno na promoção da eficiência, transparência e prevenção de irregularidades.