23 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/09/23 às 16h27 - Atualizado em 13/11/23 às 12h48

Voluntários são capacitados para dar suporte à Defesa Civil

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF, e Rejane Mota, da Ascom – Administração Regional de Águas Claras

A partir desta semana, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) dá início a mais uma fase de capacitação de voluntários para o órgão. Desta vez, o curso ocorre em Águas Claras, nesta terça (26) e quarta-feira (27). O objetivo é formar multiplicadores capazes de identificar as ameaças naturais, que saibam agir com eficiência em casos de desastres e consigam dar suporte em ações de prevenção nas comunidades em que estão inseridos. Os voluntários também serão instruídos a lidar com situações que demandem o recebimento de doações de alimentos e materiais às famílias atingidas em caso de uma emergência.

O curso é gratuito e direcionado a lideranças comunitárias que vivem em áreas de risco, a equipes de obras das administrações regionais e a agentes de segurança privada interessados em adquirir conhecimentos sobre Defesa Civil. Neste ano, a capacitação foi realizada na Estrutural, Por do Sol/Sol Nascente, Planaltina, Santa Maria, São Sebastião e Arniqueira, contabilizando 91 voluntários capacitados.

“É muito importante preparar pessoas da comunidade para atuar com a Defesa Civil nessas situações, pois são elas quem mais conhecem a realidade de cada local. Com isso, conseguem prestar esclarecimento de forma mais rápida e passam a ser o elo entre a Defesa Civil e os moradores”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Estamos cada vez mais próximos dos moradores do DF, seja por meio de ações específicas, seja pelos Conselhos Comunitários de Segurança, pois, desta forma, nossas políticas podem ser cada vez mais efetivas”, completa.

O administrador de Águas Claras, Mário Furtado, ressaltou a importância do curso na cidade: “Tive o prazer de trabalhar por três anos na Defesa Civil e conheço a importância do treinamento de pessoas para o salvamento de vidas. Águas Claras é uma cidade verticalizada, com uma concentração expressiva de pessoas em condomínios residências, por isso da necessidade de multiplicadores em caso de desastres.”

Com 10 horas/aula, divididas em duas manhãs, o curso será ministrado por agentes da Defesa Civil, com aulas de noções básicas de defesa civil. “Além disso, será ensinado como agir de maneira preventiva para mitigar riscos, contando com esses voluntários para repassar as informações aos moradores das regiões. Eles irão atuar como agentes multiplicadores, o que facilita as ações da Defesa Civil, principalmente no período chuvoso”, explica o major Cláudio Camelo, assessor técnico da Defesa Civil.

Rodrigo Mihsen, diretor de Obras da Administração Regional de Águas Claras, participou do primeiro dia de capacitação. “É importante conhecer mais sobre situações emergenciais que envolvem nossa região. Esta é uma oportunidade essencial no cargo que ocupo, tendo tanta proximidade da população local”, ressalta.

As próximas edições da capacitação ocorrerão no Riacho Fundo I, nos dias 3 e 4 de outubro, e no Riacho Fundo II, nos dias 24 e 25 de outubro. Para participar, basta procurar a administração regional das cidades. Serão disponibilizadas 30 vagas em cada turma. Qualquer dúvida, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3441-8255.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e da Administração Regional de Águas Claras

 
Mapa do site Dúvidas frequentes