15 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/06/22 às 12h50 - Atualizado em 28/06/22 às 13h48

GDF condecora 220 cidadãos por contribuírem com a defesa civil

COMPARTILHAR

O administrador, André Queiroz, foi agraciado na tarde desta quinta feira (23) com medalha da Defesa Civil do Distrito Feferal. No total, duzentos e vinte cidadãos civis e militares, nacionais ou estrangeiros foram agraciados com a comenda concedida pelo órgão por ato do governador Ibaneis Rocha. A solenidade de entrega das condecorações ocorreu na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul, com a presença do vice-governador Paco Britto, representando o chefe do Executivo, de secretários e autoridades locais e federais.

A medalha, o triângulo  equilátero, simboliza a busca da perfeição, da harmonia e da solidariedade, que são virtudes indispensáveis ao Sistema de Proteção Defesa Civil do Distrito Federal, além de se reportar fielmente ao Símbolo Internacionalmente adotado pela Defesa Civil.

A cerimônia foi aberta pelo subsecretário de Defesa Civil, Luciano Maximiliano da Rosa, que destacou o retorno da solenidade após o período mais crítico da pandemia de covid-19. “Há muito tempo não se realizava essa solenidade de entrega de medalha para agraciar personalidades que prestaram serviços notáveis de defesa civil ao Distrito Federal. A medalha é a consolidação da adesão do trabalho entre governo e cidadãos, honra e reconhece o valor das atividades e o valor de fazer o bem”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, ressaltou a importância da homenagem aos parceiros da Defesa Civil do Distrito Federal. “As empresas, as secretarias e as administrações têm papel essencial (na garantia da segurança e da defesa civil). Temos um projeto de capacitação de núcleos de Defesa Civil para capilarizar os olhos do órgão. A defesa civil é uma missão nossa”, disse.

O vice-governador Paco Britto salientou o compromisso do GDF com a defesa civil. “Somos um governo que prima muito pela população. Essa é uma gestão sempre atenta e que antecipa os fatos”, comentou.

Britto fez questão de lembrar o papel social da Defesa Civil. “Estamos aqui para parabenizar o crescimento da Defesa Civil do DF. É um órgão com importantes ações sociais, como a doação de 120 toneladas de donativos aos baianos”, acrescentou o vice-governador ao citar a ajuda do órgão, em dezembro do ano passado, após as enchentes que atingiram municípios na Bahia.

A Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal foi instituída em 10 de novembro de 2000 pelo Decreto nº 21.698. A comenda reconhece servidores civis ou militares e cidadãos civis ou militares que tenham prestado notáveis serviços ao sistema de defesa civil do DF e do Brasil.

** Com informações e fotos da Agência Brasília e da Defesa Civil do DF

Mapa do site Dúvidas frequentes