Na noite desta quarta-feira (9), a cidade de Águas Claras recebeu mais uma consulta pública para discutir o projeto Mobilidade Ativa – que prevê a implantação de um sistema cicloviário na região. O debate, que reuniu cerca de 80 pessoas, foi realizado em torno da questão da implantação de ciclofaixas nas Avenidas Araucárias e Castanheiras. Confira a apresentação do projeto no link: http://www.segeth.df.gov.br/images/cpcoe/mobilidadeativaemaguasclaras_0912.pdf
“Este projeto é prioritário para a população de Águas Claras. Ele visa uma melhoria da qualidade de vida para facilitar a ida e vinda de crianças, estudantes e a população como um todo. A ideia é ampliar as condições de deslocamento. E a falta de tratamento do espaço público tem impacto direto na violência no trânsito”, disse o subsecretario de Áreas Temáticas da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), Vicente Lima.
O administrador de Águas Claras, Manoel Valdeci, também lembrou que há o desejo, entre os moradores, para a implantação da ciclofaixas na cidade. “Queremos que Águas Claras seja um modelo para todo o Distrito Federal. Por isso é tão importante discutir com a população a melhor forma disso ser implementado”, declarou. A deputada distrital Telma Rufino, que participou do encontro, também lembrou da importância do diálogo com a comunidade. “Todos precisam ser ouvidos. Esta consulta foi um pedido dos moradores que desejam um projeto mais transparente”, disse.
Além de Vicente, do administrador de Águas Claras, Manoel Valdeci e da deputada distrital, Telma Rufino, estavam presente no evento o subsecretario de Políticas e Projetos de Mobilidade, da Secretaria de Mobilidade, Denis Moura Soares, e a arquiteta do Núcleo de Projetos do Detran, Mayra Mitsuka. Na plateia, representantes da Associação de Moradores de Águas Claras, da ONG Rodas da Paz, moradores e ciclistas da cidade.
Projeto Mobilidade Ativa
O projeto Mobilidade Ativa pretende apresentar soluções para diferentes regiões do Distrito Federal. No caso de Águas Claras, o plano da Secretaria é trazer condições para que o pedestre e ciclista se desloquem nas ruas e avenidas.
Segundo a Diretora de Mobilidade da Segeth, Anamaria de Aragão, o projeto prevê intervenções como recuperação de calçadas, melhoria do paisagismo da cidade, além da criação de uma malha cicloviária e as chamadas Zonas 30 – vias com velocidade máxima de 30km/h com o compartilhamento do espaço entre carros e bicicletas. A proposta é que o projeto seja implantado em etapas.
Texto: Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação
Administração Regional de Águas Claras
Rua Manacá, Lote 02, Bloco 01 CEP: 71.936 - 500
BRASÍLIA - DF