21 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
10/07/15 às 18h21 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Comunidade do Areal pede melhorias no Parque do Areal

COMPARTILHAR

Uma comitiva de moradores do bairro Areal, localizado na Grande Águas Claras, se reuniu nesta sexta-feira (10) com a administradora regional, Patrícia Fleury, e a deputada distrital Telma Rufino para pedir melhorias no Parque do Areal. Entre os pedidos estão a proteção das várias nascentes, construção de ciclovias, ampliação da pista de caminhada e instalação das cercas em toda a extensão do parque.

O Parque Areal conta com 52,90 hectares e está localizado entre o Setor Habitacional Arniqueiras (SHA) e Águas Claras Verticalizada. Sua infraestrutura ainda é modesta e conta somente com um parque infantil, pista de motocross, quadra de areia, além da guarita principal. 

De acordo com a líder comunitária Elisene Ribeiro, que comandou a comitiva, a falta de fiscalização esta trazendo consequências dramáticas para o parque. “Já roubaram as cercas e agora a invasão e grilagem de terra está tomando conta do local”, ressaltou. Elisene relatou que a presença dos vigilantes durante o dia não é suficiente para garantir a segurança no local, pois os grileiros e meliantes que roubam os equipamentos agem durante a madrugada. “Se o parque for mais bem estruturado e, também ocupado com atividades sociais, culturais, esportivas e ambientais, com certeza ele estará protegido”, alega.

A administradora regional informou que várias solicitações já foram feitas junto ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para melhorar a infraestrutura no parque brevemente. “Estamos mantendo uma boa parceria com o Ibram e nos próximos meses estaremos realizando algumas ações no Parque do Areal”, garantiu.

Resgate das nascentes

A deputada distrital Telma Rufino, também presente na reunião, assegurou aos lideres comunitários que no início do mês de agosto irá realizar algumas ações no parque. Entre elas, a limpeza das nascentes, através de um conjunto de ações com apoio da comunidade, além de uma audiência pública para discutir qual o tipo de infraestrutura que eles querem no local. 

A deputada aproveitou a oportunidade e propôs aos presentes que vai pedir ao governador Rodrigo Rollemberg a construção de uma Vila Olímpica no local, que seria utilizada por moradores do Areal e Arniqueiras. A comitiva aceitou a sugestão e pediu para a parlamentar dar andamento nas conversas com Rollemberg.

Propostas

Os lideres comunitários também apresentaram várias propostas para melhorias na Vila Areal, entre as mais importantes destacam-se a construção do retorno na altura da QS07 e QS08; a melhoria da mobilidade e acessibilidade em toda a região; a instalação de placas de logradouro e, principalmente, que as creches localizadas na região, sejam utilizadas por alunos moradores na região.

A parlamentar disse que vai solicitar uma audiência com o secretário de Educação, Júlio Galvão, para sugerir que todas as creches do Distrito Federal reservem, primeiramente, vagas para alunos que moram na vizinhança. A ideia foi acatada por todos os presentes na reunião.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros