28 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
11/12/14 às 10h28 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Codeplan lança Sistema de Informações Estatísticas

COMPARTILHAR

BRASÍLIA (10/12/2014) – A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lançou nesta quarta-feira (10) uma ferramenta de consulta dos dados divulgados pela companhia referentes ao Distrito Federal e Região Metropolitana. O Sistema de Informações Estatísticas Geográficas Automatizadas (Siga) é capaz de cruzar dados específicos e gerar informações das últimas pesquisas da Codeplan.

“Qualquer usuário, seja mídia ou cidadão comum, pode entrar no sistema e buscar as informações que achar conveniente, como quantas pessoas moram no DF ou na região administrativa onde essa pessoa reside, ou deseja escolher. Esses dados referem-se às pesquisas que divulgamos neste ano e em anos anteriores”, explicou o presidente da Codeplan, Julio Miragaya.

O site mostra as últimas pesquisas PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios) e PMAD (Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios), referentes aos anos de 2011 e 2013. Os dados divulgados anteriormente deverão ser disponibilizados em breve.

NAVEGAÇÃO – Ao entrar na página do Siga, o usuário deve escolher a pesquisa e escolher uma unidade de investigação (pessoa, domicílio, pessoa por características do domicílio, ou domicílios por característica do responsável). Em seguida, a pesquisa se concentra em níveis territoriais – seja regiões administrativas, o próprio DF e municípios da Região Metropolitana -, período e as variáveis em que a Codeplan se baseia nas pesquisas.

O cidadão tem acesso a todas as informações por meio de tabelas que ele mesmo pode modelar de acordo com as suas necessidades. É possível, por exemplo, acessar a última pesquisa sobre os times de futebol e cruzar os dados referentes à cidade onde o time tem maior representação e o perfil dos torcedores, como nível escolar e sexo.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros