29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
16/10/13 às 19h59 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Eu reciclo, e você?

COMPARTILHAR

Reunir voluntários nas 14 maiores cidades brasileiras para retirar o lixo das ruas, durante um dia inteiro, e incentivar a mudança de hábito. Essa é a proposta do Limpa Brasil Let´s do it!, movimento mundial de mobilização social. O projeto, que ocorreu em Brasília em 2011, volta à capital federal no sábado, 26, e tem o apoio da Casa Civil do DF, por meio da Coordenadoria das Cidades. O objetivo é inserir e engajar as Administrações Regionais no movimento para que elas ajudem a divulgá-lo, mobilizando a população.

De 2011 a 2012, foram realizadas ações em 16 cidades brasileiras, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com a participação de 116 mil voluntários. Como resultado, foi recolhido cerca de 1 milhão de tonelada de material com potencial de reciclagem, o que beneficiou 100 cooperativas e mais de 2 mil famílias.

Como fazer – Para participar da grande mobilização basta se inscrever no site do Limpa Brasil (http://www.limpabrasil.com/inscricao.asp) e no dia da ação retirar o kit de limpeza com uma luva e um saco de 100 litros. Mas quem quiser pode usar o saco de lixo que tiver em casa.

Origem – O Let´s do it! surgiu na Estônia em 2008, idealizado pelo ambientalista Rainer Nölvak. A proposta era limpar todo o país com a ajuda da sociedade civil e de empresas parceiras. Assim, num período de cinco horas e com a colaboração de 50 mil voluntários, foram coletadas 10 mil toneladas de resíduos. Hoje, o movimento ocorre em mais de 60 países, em todos os continentes.

Saiba mais – Jardim Gramacho é um bairro do estado do Rio de Janeiro, situado no município de Duque de Caxias. Nele, durante 20 anos – até junho de 2012 – funcionou o maior aterro sanitário da América Latina, que recebia diariamente mais de 7 mil toneladas de lixo. Tião Santos, que preside hoje a associação dos catadores do local, ficou conhecido nacionalmente por ter sido retratado em um quadro elaborado com materiais reciclados e leiloado em Londres.

Mapa do site Dúvidas frequentes