10 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/03/20 às 16h28 - Atualizado em 25/03/20 às 17h09

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

COMPARTILHAR

Por conta da pandemia do coronavírus no Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada em 30 dias e ocorrerá no período de 23 de março a 23 de maio. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizará 128 postos de vacinação e o primeiro grupo a receber as doses são os idosos.

Praça Rouxinol- Águas Claras

No primeiro dia de vacina (23/03), foram vacinados mais de 1000 idosos. O quantitativo de servidores foi aumentado e ocorreu a ampliação dos espaços com tendaS e utilização de quadras. O chão foi demarcado para ter o distanciamento social, para evitar a contaminação pelo Coronavírus.

O dia  9 de maio será o dia “D” de mobilização nacional, mas o objetivo é que a maioria dos grupos prioritários já tenha se vacinado e evite aglomerações.

DOSES  – O DF já recebeu 60.800 doses de vacinas. O restante será enviado pelo Ministério da Saúde, em um cronograma com 14 entregas semanais. A estimativa é que cheguem 1.015.600 doses.

No Distrito Federal, o público-alvo é 912.914 pessoas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Neste ano, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a abrangência da vacinação no público adulto, incluindo adultos de 55 a 59 anos e as pessoas com deficiência, para aumentar o acesso à vacinação de grupos mais vulneráveis.

GRUPOS PRIORITÁRIOS – Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

O sanitarista Eduardo Hage, da Secretaria de Saúde,  ressalta a importância de fazer um chamamento para toda a população, principalmente os grupos alvos da campanha. “É uma vacina que protege contra três tipos de vírus Influenza e que são vírus que impactam de forma importante na saúde da população, pois em alguns casos de agravamento, podem levar a um quadro respiratório semelhante ao do coronavírus. Queremos reduzir especialmente o quadro de doenças graves respiratórias com essa vacina, esse é o objetivo da campanha”, explica.

CONTRAINDICAÇÕES – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática em doses prévias da vacina, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Cronograma

  • 23 de março a 23 de maio: pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.
  • 16 de abril a 23 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
  • 9 a 23 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27/03, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc.) da seguinte forma:

– 23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E

– 24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

– 25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

– 26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T

– 27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Outras novidades foram adotadas em função do coronavírus. Este ano a vacinação poderá ocorrer em forma de drive-thru, ou seja, em locais com estacionamentos maiores e que o idoso possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel. 

Confira quais Unidade irão receber o Drive-Thru:

Unidade Básica de Saúde 1 do Gama 

Unidade Básica de Saúde 5 de Ceilândia 

Unidade Básica de Saúde 1 do Núcleo Bandeirante 

Unidade Básica de Saúde do Lago Norte

Unidade Básica de Saúde 1 de Taguatinga (QNG AE 18 /19)

Confira os locais de vacinação na Regional de Águas Claras:

UBS 1 – Águas Claras Areal – Av. Areal /QS 05/lote 24.

Posto de Vacinação  – Praça Rouxinol, próximo da Estação do Metrô Arniqueiras.

Horário de Funcionamento: de 7hs:30 às 17hs:30, intervalo entre 12hs até 13h30.

 

Fonte:  Secretaria de Saúde do DF

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros