7/12/18 às 15h29 - Atualizado em 7/12/18 às 15h35

Nova área do Parque de Águas Claras é aberta aos frequentadores com ciclovia e coopervia

O governador Rodrigo Rollemberg entrega neste sábado, 8 de dezembro, às 9h, a nova área agregada ao Parque Ecológico de Águas Claras. São mais 31 hectares que foram acrescidos, fazendo com que a nova poligonal dessa Unidade de Conservação e grande área de lazer somem agora 113,46 hectares. O novo espaço já será aberto ao público com um moderno circuito de ciclovia e coopervia, com 3,5 km de extensão, projetado com rotatórias e faixas de segurança, de maneira a evitar acidentes entre praticantes de corridas e caminhadas. Outros equipamentos, incluindo anfiteatro e quadras poliesportivas, serão gradativamente implantados no próximo ano, segundo o Instituto Brasília Ambiental, Ibram, que administra o local.

A ampliação do Parque Ecológico de Águas Claras foi feita em junho passado, após decreto do governador Rollemberg cedendo o espaço que há mais de quarenta anos pertencia à Residência Oficial de Águas Claras, Roac.  A inclusão dos 31 hectares, além de oferecer mais lazer e natureza aos moradores de Águas Claras, também possibilitará a construção de um novo e importante acesso de entrada e saída de automóveis, ligando a EPTG às vias internas das cidade. As obras da Alameda Parque, como será chamada essa terceira saída da cidade, estão previstas já para o próximo ano.

CICLISTAS – No evento de sábado, além de um plantio simbólico de arvores nativas do Cerrado por estudantes de escolas públicas e privadas, grupos de ciclistas brasilienses de todas as idades farão um passeio de estreia na nova ciclovia, capitaneados pelos veteranos do movimento Trilha de Tribos e pelo próprio governador. Depois, Rollemberg também irá assistir a um jogo amistoso de equipes de jovens de Águas Claras na nova quadra de futebol de grama sintética da área atual do Parque, toda reformada pelo Ibram. Com 620 m², as reformas consumiram R$ 124.309,00 e o Instituto utilizou recursos oriundos de compensação ambiental para as obras.

Criado em 15 de abril de 2000, pela Lei Complementar nº 287, além de oferecer aos moradores da cidade o contato direto com exuberante e preservada natureza, o PEAC tem ainda a missão de proteger o acervo genético da flora e da fauna nativas do Cerrado e algumas nascentes que integram importantes áreas de recargas de aquíferas lá registradas. O Parque também é um a referencia na área de pesquisas e educação ambiental, a partir do Centro de Referência em Educação Ambiental do Ibram, onde são realizadas, em parceria com a Secretaria de Educação, oficinas permanentes com estudantes, além de visitas guiadas. Ampliando esse programa de sucesso, recentemente o Instituto inaugurou o Ambiente com Ciência, uma exposição permanente voltada a apoiar essas ações dos professores, que educa e conscientiza mais de três mil alunos a cada ano.

Antes da expansão, o Parque tinha pouco menos de 96 hectares. Mas já oferecia uma boa estrutura para os frequentadores, como trilhas para caminhadas, ciclovias e coopervias, várias quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol e áreas de convívio. Exatamente como foi planejado, se mantem como uma mancha verde e uma rica reserva ecológica incrustada em um cenário repleto de concreto, com seus prédios altos e modernos, característica marcante da cosmopolita Águas Claras.

ILUMINAÇÃO – A construção da ciclovia e da coopervia na nova área de expansão do Parque Ecológico de Águas Claras foi possível graças a um trabalho integrado do Ibram, Novacap, DER e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos. Somente a Sinesp investiu R$ 245.275,68 na iluminação pública da nova área, onde foram instalados 62 postes de aço curvo simples, todos com 7, 5 metros de comprimento e luminárias LED de 80 watts, permitindo que os passeios na nova área possam ser feitos também à noite.