26 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
30/06/16 às 12h10 - Atualizado em 18/08/20 às 10h18

A Região- RAXX

COMPARTILHAR

Aguas Clarás, Distrito Federal

Águas Claras é a XX região administrativa do Distrito Federal e está situada entre as RA’s de Taguatinga, Vicente Pires, Park Way, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, e cerca de vinte quilômetros da Região Administrativa de Brasília. Seu nome é uma referência ao córrego de Águas Claras que nasceu na região e abastece o Lago Paranoá.

Foi a partir da Lei nº 3.153/2003, que Águas Claras, ao desmembrar-se da área de Taguatinga, transformou-se em Região Administrativa. A Região Administrativa – RA XX – Águas Claras, segundo delimitação realizada pela Codeplan, para fins de pesquisas e estudos, englobava tanto Águas Claras (Vertical); como o Setor Habitacional Arniqueiras (colônias agrícolas Arniqueiras, Vereda Grande ou Veredão e Vereda da cruz) o Areal e a ADE.
Em 30/09/2019, por meio da Lei nº 6.371, houve o desmembramento criada a Região Administrativa de Arniqueira – RA XXXIII, em 2019, ficando a RAXX com Águas Claras (vertical).

Águas Claras é entrecortada pelos trilhos do Metrô do Distrito Federal, que atravessam a cidade de um extremo ao outro, dividindo-a nas porções territoriais sul e norte. Ao longo do trajeto, foram construídas quatro estações denominadas de Arniqueiras, Central Águas Claras, Concessionárias e Estrada Parque. O traçado urbano do Setor “Vertical” conta com avenidas e alamedas que receberam nomes das plantas, Araucárias, Castanheiras, Flamboyant e Ipê Amarelo, enquanto os nomes de suas praças foram inspirados na fauna do cerrado, a começar pelos pardais, beija-flor, tiziu, rouxinol e faisão.

Com 28 anos de existência e apenas 17 de emancipação, continua sendo o maior canteiro de obras do Brasil, com várias construtoras que atuam diretamente no desenvolvimento da cidade que se tornou referência em debates e conferências sobre urbanismo em todo o país.

Dados gerais:

Área : 31,50 Km2

Habitantes: 161.184  ( conforme dados da Codeplan / PDAD 2018), sendo estes estratos, Areal; Arniqueira e Vertical.

Data de Aniversário da região – 06 de maio

Lei de criação – Em dezembro de 1992 a Lei nº 385 autorizou a implantação do Bairro de Águas Claras na Região Administrativa de Taguatinga—RA III e aprova o respectivo Plano de Ocupação. A Região Administrativa de Águas Claras – RA XX foi criada a partir da Lei n.º 3.153, de 06 de maio de 2003, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 21/05/2003, e já se tornou um referencial dentre as cidades que margeiam Brasília.

Curiosidades

Fazendo jus ao projeto pioneiro do urbanista Paulo Zimbres, responsável pela urbanização da cidade em meados de 92. Todas as praças da cidade recebem nomes da fauna brasileira. Por sua vez, ruas e avenidas, recebem nomes de plantas da nossa flora.

As praças Rouxinol, Faisão, Beija-Flor tiveram seus nomes escolhidos pelos próprios moradores em uma enquete ("Que pássaro deve cantar na sua praça") realizada em 2008.
 

Foto: Michel Melo

ACESSE PDAD ÁGUAS CLARAS 2018:

 PDAD-Águas-Claras-2018

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros