26 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
11/12/15 às 13h15 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Águas Claras discute Ciclofaixas

COMPARTILHAR

Na noite desta quarta-feira (9), a cidade de Águas Claras recebeu mais uma consulta pública para discutir o projeto Mobilidade Ativa – que prevê a implantação de um sistema cicloviário na região. O debate, que reuniu cerca de 80 pessoas, foi realizado em torno da questão da implantação de ciclofaixas nas Avenidas Araucárias e Castanheiras. Confira  a apresentação do projeto no link: http://www.segeth.df.gov.br/images/cpcoe/mobilidadeativaemaguasclaras_0912.pdf

“Este projeto é prioritário para a população de Águas Claras. Ele visa uma melhoria da qualidade de vida para facilitar a ida e vinda de crianças, estudantes e a população como um todo. A ideia é ampliar as condições de deslocamento. E a falta de tratamento do espaço público tem impacto direto na violência no trânsito”, disse o subsecretario de Áreas Temáticas da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), Vicente Lima.

O administrador de Águas Claras, Manoel Valdeci, também lembrou que há o desejo, entre os moradores, para a implantação da ciclofaixas na cidade. “Queremos que Águas Claras seja um modelo para todo o Distrito Federal. Por isso é tão importante discutir com a população a melhor forma disso ser implementado”, declarou. A deputada distrital Telma Rufino, que participou do encontro, também lembrou da importância do diálogo com a comunidade. “Todos precisam ser ouvidos. Esta consulta foi um pedido dos moradores que desejam um projeto mais transparente”, disse.

Além de Vicente, do administrador de Águas Claras, Manoel Valdeci e da deputada distrital, Telma Rufino, estavam presente no evento o subsecretario de Políticas e Projetos de Mobilidade, da Secretaria de Mobilidade, Denis Moura Soares, e a arquiteta do Núcleo de Projetos do Detran, Mayra Mitsuka. Na plateia, representantes da Associação de Moradores de Águas Claras, da ONG Rodas da Paz, moradores e ciclistas da cidade.

Projeto Mobilidade Ativa

O projeto Mobilidade Ativa pretende apresentar soluções para diferentes regiões do Distrito Federal. No caso de Águas Claras, o plano da Secretaria é trazer condições para que o pedestre e ciclista se desloquem nas ruas e avenidas.

Segundo a Diretora de Mobilidade da Segeth, Anamaria de Aragão, o projeto prevê intervenções como recuperação de calçadas, melhoria do paisagismo da cidade, além da criação de uma malha cicloviária e as chamadas Zonas 30 – vias com velocidade máxima de 30km/h com o compartilhamento do espaço entre carros e bicicletas. A proposta é que o projeto seja implantado em etapas.

Texto: Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros