16 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
20/08/15 às 13h10 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Limpeza sob a linha de transmissão de furnas

COMPARTILHAR

Águas Claras (20/08) – Desde o dia 11/08 a Administração Regional de Águas Claras em conjunto com a Novacap e a Subsecretaria de Cidades vem realizando um grande mutirão de limpeza sob a linha de transmissão de furnas, conhecida como Linhão, localizada na Avenida Vereda da Cruz, sentido Areal. Em apenas duas semanas de operação foram limpos mais de 170 mil m² de área, como roçagem do mato e retirada de entulhos.

A Coordenadoria de Obras da RAXX (Coex), responsável pela execução da limpeza, calcula que já foram retirados,até à manhã desta quinta-feira (20), em apenas 5 km de extensão, quase 792 mil quilos de mato, entulho e lixo. Foram necessários mais de 100 caminhões, com até 10 toneladas cada, para retirada de toda a sujeira acumulada no local. Todo o entulho, segundo técnicos da administração regional, é despejado diariamente e de forma irregular por moradores da região, incluindo Areal, Arniqueira, Taguatinga Sul e Águas Claras.

Calcula-se ainda que sejam necessários mais 20 dias para a conclusão total da limpeza, além da remoção de catadores de lixo e moradores de rua que vivem sob-risco embaixo da linha de transmissão. Nesse caso, a Operação terá o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Agência de Fiscalização (Agefis) e Polícia Militar. A retirada desses moradores deve acontecer assim que os órgãos sociais definirem a data da Operação.

A ação visa, além da limpeza para evitar a proliferação de ratos e outros bichos peçonhentos, dar mais segurança aos moradores de Águas Claras, Areal e Arniqueira que, frequentemente passam pelo local. “O mato alto cria um ambiente hostil e propenso à proliferação de bichos e insetos, também, pode ser usado por meliantes e usuários de drogas para se esconderem”, afirma Patrícia Fleury, administradora de Águas Claras.

Na Operação estão sendo usados 24 veículos pesados, entre caminhões caçamba e muck, tratores esteira e motoniveladora. Os trabalhos são realizados de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e deverá se estender até o dia 10 de setembro.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros