25 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
5/06/14 às 12h13 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Regiões administrativas se preparam para receber a Copa do Mundo

COMPARTILHAR

A oito dias do jogo de abertura da Copa do Mundo de Futebol, as 31 cidades do Distrito Federal já entraram no clima do evento. A maioria está com ornamentação verde e amarelo em suas principais praças e monumentos. Muitas, inclusive, organizam concursos de decoração nas quadras e vão disponibilizar telões para exibição dos jogos.

No Recanto das Emas, por exemplo, o monumento de aves na entrada da cidade recebeu pintura nas cores brasileiras. Em Samambaia, as figuras do Agreste também estão pintadas de verde e amarelo. Planaltina, por sua vez, reformou as quadras esportivas, enquanto o Gama — local de treinamento das seleções que jogarão no Estádio Mané Garrincha — está com suas principais quadras decoradas.

De acordo com o chefe da Coordenadoria das Cidades, Francisco Machado, é importante que todos estejam envolvidos com as comemorações da Copa, pois é o clima de cooperação que precisa prevalecer. “Todos as administrações estão preparadas ou se preparando, engajadas em torcer pelo Brasil. “

Aniversário verde e amarelo

Outras regiões administrativas vão conciliar a torcida pela Seleção com as respectivas festas de aniversário em junho. Em São Sebastião, que completa 21 anos no dia 25/06, as paradas de ônibus estão pintadas em homenagem ao Brasil. Brazlândia, celebrará seus 81 anos com um desfile cívico no dia 08 de junho. O tema será “Brazlândia promovendo a paz e a alegria na Copa”.

Outra cidade empolgada com as festividades é Taguatinga, que completa 54 anos no dia 05 de junho. A RA III receberá a festa oficial da FIFA, a Fan Fest. Durante todos os dias dos jogos da Copa do Mundo, o Taquaparque será palco de shows e exibição das partidas. A transmissão em telões também ocorrerá em outras cidades, como Itapoã, Guará, Varjão, Riacho Fundo, Estrutural, São Sebastião e Sobradinho I.

Concurso

Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Sudoeste, Santa Maria, Park Way, Águas Claras, Riacho Fundo II, Paranoá, Fercal e Lago Sul também receberão uma decoração especial. Algumas, inclusive, estão com os meios-fios pintados nas cores verde e amarelo.

Outras cidades como Jardim Botânico, Ceilândia, Lago Norte e Cruzeiro optaram por concursos de ornamentação para premiar a quadra ou o condomínio mais bonito. Para os administradores, essa é uma forma de incentivar a comunidade a torcer pelo Brasil.

O vigilante David Pereira é um dos admiradores da torcida canarinha. Morador de Ceilândia Norte, ele organizou com os vizinhos a decoração do conjunto G da QNN 23. “Acho importante, pois dá um animo para todos nós. E é uma maneira de confraternizar. Aqui todo mundo ajudou. Estamos colocando faixas de TNT em toda a quadra. E ainda vamos pintar os meios-fios”.

Sedes decoradas

Para dar o exemplo, as sedes das administrações de Vicente Pires, SIA, Planaltina e Sobradinho II estão pintadas nas cores brasileiras. Brasília também receberá uma atenção especial para recepcionar os turistas. O Parque da Cidade, inclusive, terá vários locais decorados.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa, o evento é uma excelente oportunidade de mostrar a cultura local aos milhares de turistas. “As administrações estão mais que preparadas. Elas estão envolvendo a população e as cidades darão um grande exemplo”, afirmou.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros