16 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
26/04/13 às 12h01 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Aniversário do Parque Ecológico de Águas Claras

COMPARTILHAR

O GDF entregará a primeira etapa das obras de revitalização do Parque Ecológico de Águas Claras, no próximo sábado (27), em comemoração aos 13 anos da unidade. As melhorias foram executadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Com o apoio de instituições públicas e privadas, a ação faz parte do programa Brasília, Cidade Parque, que visa a implementar os 71 parques ecológicos e as 22 unidades de conservação do DF de forma sustentável.

Nesta etapa, o parque recebe a conclusão do Centro de Referência em Educação Ambiental, que realiza práticas de vivência junto ao meio ambiente, direcionadas a alunos de escolas do DF; a construção da nova sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental; e o plantio de cerca de 22 mil mudas nativas do cerrado no Bosque da Rio+20.

O local, que também passou por reparos estruturais e limpeza, é frequentado por cerca de 4 mil pessoas nos finais de semana. Entre elas, estão os moradores da região, que têm o local como ponto de lazer.

Para comemorar a data, atividades de esporte, lazer e manutenção marcam a agenda do parque ao longo da semana. Ao final das atividades, o GDF realizará solenidade que contará com a presença do governador Agnelo Queiroz, a partir das 10.00.

Parque Ecológico – Criado em abril de 2000 pela Lei Complementar nº 287, o Parque Ecológico de Águas Claras, localizado na Avenida Parque Águas Claras, entre as quadras 301 e 104 a 107, tem como objetivo proteger o acervo genético da flora e da fauna nativas da região.

Além delas, são preservadas áreas de nascente e recargas de aquíferos, proporcionando a realização de atividades voltadas para a educação ambiental, cultural e de lazer, visando, ainda, ao desenvolvimento de pesquisas ecológicas.

Confira programação completa:

26/4 (sexta-feira) – Atividades de educação ambiental com crianças do CAIC – Areal.
· Oficina de combate a incêndios florestais com pinturas de canecas;
· Teatro do Batalhão de Polícia Militar Ambiental;
· Exposição de animais empalhados.
 
27/4 (sábado) – Entrega das obras de revitalização do Parque Ecológico de Águas Claras:
· 9.00 – Início das atividades (brinquedos Infláveis, teatro da Polícia Militar Ambiental do DF e apresentação da Banda da Polícia Militar);
· 10.00 – Solenidade oficial de governo com entrega das obras;
· 11.00 – Parabéns para o parque (bolo e café da manhã);
· 11.30 – Visita às obras inauguradas e lançamento do Bosque Rio+20
Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros