14 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
24/08/12 às 18h48 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Uma cidade de parques

COMPARTILHAR

Resgatando o plano original de Lúcio Costa, onde Brasília estaria rodeada por áreas verdes de lazer, o programa “Brasília, Cidade Parque” está recuperando as áreas que estão degradadas, implantando os parques que estavam apenas no papel. “Queremos proporcionar mais lugares para as famílias frequentarem”, diz Pedro Luís Salgado, técnico da Secretaria de Meio Ambiente.

Ao todo, Brasília tem 69 parques e 22 unidades de conservação. Em um ano, o programa já atuou em 12 parques, entre eles o do Jequitibá, em Sobradinho, e o parque Ecológico de Águas Claras. As ações consistem na construção das sedes administrativas, implantação dos pontos de encontros comunitários e parquinhos. Em alguns, é possível encontrar pistas de skates.

“Venho todos os dias ao parque do Jequitibá. Aqui temos equipamentos que atendem tanto os mais velhos, como o pessoal mais jovem. Todas as modalidades de esportes são contempladas”, elogia o autônomo Gilmar Antônio Pereira, morador da quadra 06, em Sobradinho.

A comodidade de uma área verde próxima de casa incentiva a socialização e aumenta a qualidade de vida dos moradores. “O parque de Águas Claras está a 500 metros da minha casa. Aqui encontro os amigos e aproveito para fazer exercícios físicos. É um beneficio para a população local”, declara o analista de sistemas, João Batista Trindade. A mesma opinião é compartilhada pela fisioterapeuta Érika Pereira. Para ela, as visitas regulares ao parque são muito importantes para o crescimento do filho. “Trago meu filho quase todos os finais de semana. Ele adora brincar na área verde e ver os patinhos na lagoa”, diz.

O projeto “Brasília, Cidade Parque” caminha agora para a revitalização do Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga. As ações contemplam obras de infraestrutura, alinhando modernidade e sustentabilidade.

http://www.gdfdiaadia.df.gov.br

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros