14 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
3/05/12 às 19h03 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

Águas Claras comemora aniversário com realização de projetos

COMPARTILHAR

Uma das mais recentes regiões administrativas do Distrito Federal, Águas Claras comemora no próximo domingo (6) nove anos com
muitos projetos. O administrador da cidade, Manoel Carneiro de Mendonça Neto,relata as ações que realizou durante quase um ano de gestão e enumera os próximos passos do Governo do Distrito Federal para o desenvolvimento da cidade.

A administração já tem uma programação definida para festejar o aniversário da cidade?

Vamos comemorar a data com a realização de ações voltadas para a melhoria da região, pois já temos projetos diários que contemplam a parte social. Um exemplo é o Águas Claras Família, criado em 2011, com o objetivo de resgatar os jovens das drogas e de sociabilizar os idosos, por meio de atividades esportivas e culturais. Agora, em abril, começamos o campeonato de futebol digital, do qual participaram neste último final de semana mais de mil crianças e jovens. A final está marcada para o dia 13 de maio.
Trouxemos também no mês passado cantores como o Geraldo Azevedo e Beto Guedes.

Quais as próximas ações voltadas para a melhoria da região?

Entendemos que a cidade precisa de mais atenção na parte de infraestrutura e urbanização. Por esse motivo, vamos investir ainda neste ano, mais de R$ 80 milhões na concretização de projetos como a instalação de toda a rede de águas pluviais, com previsão de conclusão até setembro. Outra ação é a realização da quinta etapa das obras de instalação da rede de esgoto; a revitalização da Avenida Brasília; a licitação do Parque Central Águas Claras; a urbanização do Parque do Areal; além da construção de mais calçadas, ciclovia, estacionamentos e praças.

Com o aumento acelerado do número de habitantes, existe algum projeto voltado para melhorar o fluxo de veículos?

A duplicação da Avenida Parque Águas Claras, de parte da Avenida Flamboyant e de algumas ruas é o próximo passo da administração para amenizar o trânsito interno. Estamos propondo, ainda, ao Departamento de Estradas de Rodagem fazer uma terceira entrada para a cidade, usando um projeto que está em conclusão e logo será submetido à aprovação do DER. Em relação ao transporte, está prevista para este semestre a colocação de ônibus executivos que ligarão Águas Claras ao centro.

Qual o balanço que o senhor faz do primeiro ano de gestão?

Posso dizer com propriedade que esta é uma gestão de realizações. Desde 2009, a cidade não sabia mais o que eram obras de benfeitorias. Do segundo semestre do ano passado até hoje foram realizadas mais de 42 obras e a previsão é continuar nesse ritmo. Até o final do ano vamos construir mais dez Pontos de Encontro Comunitários – os próximos estão previstos para a quadra 301 e para o Parque Ecológico. A revitalização da feira, próxima à estação Águas Claras, e a construção de novos quiosques no Parque Ecológico também estão entre os projetos.

Uma característica forte desta administração é a utilização de redes sociais. Como funciona essa nova ferramenta?

A administração é bastante atuante em relação às novas tecnologias e redes sociais. Além do site oficial, que fornece informações sobre a cidade e projetos que estão sendo realizados, temos perfis no Facebook, no Twitter e no Orkut, que funcionam das 8h às 22h. Com essas ferramentas, podemos ficar em comunicação constante com a comunidade. A interação com a população, além de ajudar na detecção das dificuldades da região, tem servido como instrumento para as pessoas entenderem as restrições para a resolução de
problemas, que, algumas vezes, dependem de outros órgãos.

Fonte: Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros